sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

01 - RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar os fragmentos da cultura de uma região da planície goitacá, conhecida como Baixada Campista. Esta região tem uma enorme relevância histórica para o município na medida em que foi por ali, que os Sete Capitães entraram na planície até chegar a região central do município e instalar os seus currais.
Neste trabalho será mostrado a partir do Solar do Colégio, as danças que eram típicas da região como o Jongo e a Mana-Chica, além do Lanceiro, Mazurca, Fado, etc. Toda a população dessa região eminentemente católica mostra a sua religiosidade, mantendo acesas as chamas da fé nas festas de Santo Amaro e São Martinho, onde o ponto alto é a procissão e a apresentação da Cavalhada.
Além disso, será mostrado o “Fate”, doce feito de farinha de mandioca, e descoberto em uma das muitas viagens do grupo de pesquisadores pela Baixada, além de outros aspectos culturais como os versos, e a situação sócio-econômica da Baixada que viveu os tempos áureos da cana-de-açúcar até o seu fim com o descobrimento do petróleo na Bacia de Campos.

Nenhum comentário: