quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

17.6 - TOCOS - Hilda Conceição em 19/07/2003

TÓCOS – Hilda Conceição

Mamãe contava assim histórias...
A gente tá reunindo esse pessoal todo, a gente vai se reunir na casa do Seu Ivo, que conhece Antônio de Zinho,
aqui de Tócos?
Caboios.
...
Mas no Solar aqui vai ter uma apresentação de Jongo...
Inclusive vai ... tem um lance no meu livro que eu acho que é muita omissão, quando eu vejo algum documentário falando sobre o Coleginho, eles não citam que aquela igreja é de Santo Inácio, inclusive minha avó se chamava Inácia por causa da igreja e ali era uma vila, era Vila de Santo Inácio
Mas quebraram...
Quebraram, é, mas parece que agora dia 31 é dia de Santo Inácio, aí vai ter uma missa...
Então mas eu nunca vi nos documentários que passa na televisão, até no Café Literário, e eu fico muito assim chateada que a gente não dizem que o nome do santo daquela capelinha, que foi feita pelos escravos, jesuítas, da Ordem de Santo Inácio de Loiola, essas coisas todas, então ali era um amontoado, era uma vila, Vila de Santo Inácio e ninguém fala isso.
Mas agora a gente vai resgatar.
E minha avó, contava. Eu não conheci minha avó, porque ela nasceu em 1870, então... Agora mamãe sabia as histórias que ela contava.
Aí se a Sra. conseguir lembrar algum verso, alguma palavra...
Vocês queriam mais sobre...
A Sra. tem telefone?
Tenho
Que a gente vai retornar aqui no dia da festa pra ver.
Quando que vai ser?
O moço falou que é depois do dia 31. Dia 31 vai ser a missa, e parece que aí no próximo...
A primeira pessoa que falou, vocês sabem que o santo dali é Santo Inácio, né? Que é isso que eu fico por conta quando aparece que tem, como é que eles falam, na capela, e não falam o nome do Santo, aí eu fico...
...
Eu nunca vi num documentário que ali, vocês tão falando que vai ter festa, vocês tão sabendo, então...
Aí eles vão fazer o Jongo e vão fazer a Cavalhada.
Eu queria resgatar a memória da Vila de Santo Inácio que eu nunca ouvi falar que aquilo ali foi chamado em lugar nenhum, ni livro, que eu já pesquisei, não tem. Que o nome daquele lugar, era Vila de Santo Inácio, no tempo. E eu fico chateada, porque não foi registrado.
...
Os historiadores não registraram isso.
Me diz uma coisa. Em relação a moxuangos e mocorongos.
Mixuangos.
Como?
Mixuangos.
Mixuangos e mocorongos, qual é a diferença básica entre eles, já que eles eram descendentes de brancos.
Qual é a diferença? Pelo que a minha mãe contava deviam ser assim, eles formaram grupos diferentes, famílias diferentes, e uma certa rivalidade entre eles, porque ela tinha coisa de frisar que ela era dos mixuangos, não sei porque?
Mas qual a característica? De ambos?
Tinha algum palavreado diferente?
Há deviam ter algum dialeto, alguma coisa naquela época, assim, algum dialeto... não tô dizendo a você, que a minha mãe morreu com 92 anos, e eu fui criada passei parte, eu perdeu por isso, eu tenho um irmão que sabe mais, mora em Brasília, ele também escreve, é escritor, traduz, já ficou uns tempos na Argentina, Orávio conhece ele. Vocês é que são de outra geração, não tão sabendo...

Nenhum comentário: