quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

17.11 - SOLAR DO COLÉGIO - FESTA e VISITA - José Trindade em 26/072003

SOLAR DO COLÉGIO - FESTA

Continuê...
Chegue de dama...
Aí a dama, sai e dá a mão, dá a mão a outra, né? E vai lá, faz aquela meia volta no meio do salão ali, vai pro seu lugar.
A mão direita, a mão esquerda e à direita ao par, aí sai o cavaleiro, sai a dama de lá, né, Ataíde? A gente vai e dá a mão esquerda na direita dela. Certo. Né isso, dona? A gente sai, a gente sai com a dama da gente, sambando ali...
Faz de conta que você é a minha dama, aí eu saio aqui, aí mão direita ao seu par e esquerda adversária, aqui você vai rodando, pra lá, rodando a coisa, eu vou aqui. (Se apresentá).
Aí tem a outra moça, mão esquerda, direita, Ataíde! É mão esquerda, direita ao par! Mas, exatamente! Mão esquerda, não é sua esquerda? ...Aí você vem me acompanhando, eu dou direita ao par e volto por aqui....
...
Entre a terceira e a quarta, entre a quarta e a quinta que são cinco partes, no meu tempo, a Quadrilha, aí a gente tocava um choro, cada um na sua posição, marcando e dançando e aí saía, dançando, rodando porque hoje o pessoal ... fica ali mexendo com os quadros, com as pernas, né? Mas também, sou, todo mundo rodava, dançava, rodava.
...

SOLAR DO COLÉGIO - VISITA

Você olhava aqui, ele trocou mudou, aí eu não sei, ele botou uma peça aqui, foi na serraria, comprou aquela peroba seca aquela coisa e muito revesto, ele foi tirando, foi tirando, o pessoal bom. Morreu, pobre. Foi o maior oficial que tinha aí, (Vão lá mostrar as coisas, quero ir na cozinha, Zé, Diretor do Solar). E aí, que ali tinha outra... (quer ir ali na frente mais?).
...
Os colchão lá cabava rasgava de crina, que a gente consertava, eles guardavam nessa sala aqui. (Essa aqui chamava Sala do Tear, Diretor, é exatamente aqui?), credito, com o nome ....a tribuna, e aqui tinha um móvel aqui, que tinha uma goteira aqui que eu tirava muito, estragou, isso aqui, não tinha saída pra lá, não. Eu sempre enconsertava aqui também, entendeu? Fazia a colchão, enconsertava aqui.
(Mas não tinha uma ligação com esse...corredor não?)
Não, não aqui era fechado.
(Então se quisesse vir para esse canto aqui tinha que ...)
A gente arrumava, a gente olhava porque tinha uma madeira aqui porque era tapado, né? A gente olhava...
Mas a escada não existia?
(Não, essa escada é nova)
Não, não isso aí foi feita agora por aí, tinha não.
....
Sempre que eu conheci alguém vinha aqui dar uma olhada muito curiosa era a falecida Lúcia que é avó do Paulinho, que era amiga do velho Barroso. Que morou com ele, ele morreu primeiro, e ela ficou, aí. Sabe, eu não sei que foi dois ou três anos coisa, foi morar com a filha, lá em Goitacazes.
(Ela que gostava...)
Paulinho, ficou mais rico de todos, né? Porque muito duro.
...
Tinha umas coisas mais aqui, umas cadeiras, umas coisas, mais pra frente ali tinha umas coisas ali...
...
Não alcancei, nào, mas diz que aqui antes da Igreja cair, que caiu uma vez, né? Dizem que até o carpinteiro daqui foi Garrone, é pai dos meninos que tem um barzinho, lanchonete lá na esquina saída ali, foi Zé Maria. Dizem que ele trabalhou no coisa aqui que eu não lembro, eu alcancei ele, morreu agora uns três anos atrás, ... tinha até um sinal e tinha o pessoal antigamente, quando botavam um pedaço de barrote embutido na parede, sobrava um pedaço, eles tratavam cachorro. Não sei se você sabe disso? Tinha um aqui, ahn, ainda tem ainda, aí.
(O Sr. lembra se tinha alguma coisa por aqui, apoiado?)
Não, não lembro, não, alcancei não.
(Chegou alcançar até lá fora?)
Não! Alcancei, um cacimbão que aterraram aqui, né? Tinha um pé que dá essas flor, como é que chama?
Flamboyant.
Não. e tal eu falei, ...flamboyant, é lá no final da... detrás do campo de futebol. Lá perto daquele poste lá. O ruamento saída daqui, ó! Aonde vai passando aquela moto, casa garrada na outra, só salvava entrada que vai sair lá em Campo Limpo, vai sair lá no asfalto do...
(Não, não)
do coisa lá. E tinha até ... como é que eu chamei, tipo árvore de Natal?
Pinheiro.
Pinheiro. Era uma coisa linda e tinha um, dá umas flor, rapaz, linda, dá aquela coisa, como é que chama, rapaz? Tem de todas as cor, tem branca, tem jasmin, ...
Ipê?
É jasmin?
Pode ser Jesus.
Dá uma árvore, então. Era rosa, dava até muita minhoca, minhoca coisa... assim onde está elas sim mais ou menos, era o pé de Jasmim, e tinha o cacimbão, e quem sabe, os, tinha até o sinal, aquela roda grande de mais de dois metros de largura, rodando assim, com aqueles tijolos antigos de cunha, entendeu? Era feno, pra poder fazer a obra.
(Onde que era exatamente? Lembra exatamente de onde que era?)
O quê?
(Esse poço)
...
Companhei por que eu não quis vim aqui,
(Não, não, antes quando o Sr. era mais novo)
Não, não, não,
(O Sr. não chegou a ver nada disso não, né? Igual aos santos que a gente achou ali)
Não, não, não, acho que não. Porque a gente não cavava aqui, a não ser, que a gente achava pedaço de chumbo...

(...)

Eu ainda tô ainda quase por conta da Fazenda que ainda tá em Justiça ainda que os patrão, os herdeiro dele taqui ainda.
(Desde que o Sr. nasceu o Sr. viveu..., diretor do Solar)
Nasci, eu nunca tive um segundo patrão a não ser a Família Barroso
Foram quantos anos?
Mais de cinquenta.
Mais de cinquenta o Sr. tá com vinte e oito, né?
É a minha carteira antigamente, não existia Carteira de Trabalho, depois que o falecido Getúlio fez um certo direito, desculpe!, Fez um certo direito pro trabalhador, é que os pai da gente, mandou a gente tirar carteira, os patrão também, né? Que o sindicato ficou apertando, né? Aí a gente tirou a carteira. Então no meu tempo de menor, nem meu patrão quis assinar, “não, vou assinar sua carteira de 18 anos! Mas, seu Barroso não é mais de 18, é de 14 anos para cá na carteira. Aí ele disse: não, 18. Não, o Sr. vai me prejudicar na aposentadoria, mas tudo bem, eu não vou criar caso, com o Sr. eu nunca criei, foi um bom patrão mesmo, né?”. Mas eu sinto falta até hoje.
...
Não era para ter vendido, porque ganharam, ficaram muito rico, de uma noite, pro dia, ou de um dia pra noite, não! Era pra conservar, nem lá na sepultura do homem eles vão. Fazer limpeza, fazer qualquer coisa.
...
Meus pais, lá naquela árvore fica lá é Quixaba o nome ...

Nenhum comentário: