quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

17.4 - SÃO MARTINHO – Arcílio Joaquim de Almeida

... verso, algum poema, dessas danças antigas, alguma música (Rosália)
Bom, a música eu não sabia, inda di já hoji falei aqui, se é duas coisa que eu não sei fazê, é cantar e soviar, nunca subiei, essa menina aqui, tem uma menina aqui subia fiiii, eu nunca posso, nunca pude.
Mas e algum versos dessas coisas, o Sr. sabe falar, alguma... (Rosália)
Bão, coisa muito véia, aí busca lá arruaça, esse... como é que se diz... outro... agora aqui ainda não pega isso, eu não sabia cantar, eu sabia dançar, mas até hoje, mas até hoje eu digo porque, se é Xote, se é Quadrilha, se é Lanceiro, se é Manzurca, se é esse...
Mana-Chica, Jongo? (Rosália)
Não, Mana-Chica nunca dancei, esse...
Lanceiro? (Paulo)
Lanceiro, tudo isso, Quadrilha, tudo dançante, agora não sei dizer por exemplo pra Sra. aqui, porque eu sou uma pessoa qui num sabia cantá, não, dançava, tocava eu,...
Ta lá dentro? (Rosália)
Ta lá dentro. Mas é como eu tô dizendo a Sra., cantá e suviá eu não sei. Num sei mesmo.
Mas o Sr. está disposto a ir lá no... dançar pra gente ver? (Rosália)
Não.
Não, num outro dia a gente vai marcar, o Seu Antônio de Zinho tá marcando, lá na casa de Seu Ivo, pra gente fazê lá ... Lanceiro. (Rosália)
... dá fazê sair andando. Eu dançava muito, tempo que eu fui uma vez, nunca esqueci, o dia que ele botou par no meio da sala, você sabe o que é, a dama com o cavalheiro, dançou, nunca mais dancei. Todo sábado eu dançava, ... depois de casado, ele formou, pegou dançar, nunca mais dancei, cabô.
Porque? (Rosália)
Eu não sei, eu sou sistemático, tenho vergonha.
Mas o Sr. dançava sózinho então? (Rosália)
Não! Dançava sózinha? Eu chegava num baile, todo mundo tirava seu par, vamo dançá? Se aquela pessoa, aquele cavalheiro que tivesse aquele bafo de cachaça, ou de vinho, cachaça do povo servido, o povo bebia muita cachaça, cerveja, num dançava, a dama, deixava sem par, sabe quem era o par? Era eu, que tava lá quietinho. Eu nunca tirei dama pra...nessa época minha, a pessoa chamava até a menina, vamo dançá? Tirava pra dançar, eu nunca chamei, porque elas não deixava, porque eu não bebia, eu sabia com aquele cara com aquele bafo, mas eu sem par, já sabia quem era, já ía lá, vamo dança, ... fulano me tirá eu não vou dançá com ele não. Agora, cantá eu não sei, ... eu tenho uma porção de coisa que eu tô esquecido, agora, mas eu conhecia toda música, não é? Bateu o sanfoneiro, ou qualquer ... eu não vou ficar cavaquinho, que batesse lá, eu já sabia que eu tava dentro mesmo da música, dançava na música mesmo, ... Lanceiro, marquei muito, marcava muito.
Agora o Sr. aprendeu essas danças com quem? (Rosália)
Comigo mesmo. ...Eu ... peguei dançado desde uns 14 anos, mais ou menos, toda vida e passe pra dentro. Povo diz que eu tive na minha vida, e não há coisa melhor, hoje o povo fala assim, hoje o negócio é metê forró, se andei falar em forró, Sr. gosta de forró?
Gosto (Rosália)
Cada um tem um coisa, eu não conheço o que é forró.
Mas eu, eu não conhecia o que era Mana-Chica, nem Jongo, quando eu vi a Mana-Chica, eu fiquei encantada, com a Mana-Chica. (Rosália)
Mana-Chica eu nunca dancei.
É. Agora eu dancei mais a Dona Maria Preta, também fiquei encantada, quero aprender. (Rosália)
Qual Maria Preta?
Dona Maria Preta, é de Mineiros. (Rosália)
Ah, de Mineiros. Porque aqui eu num vi.
É, ela me falou que parece que, Bento, é primo do moço. (Rosália e Paulo)
É primo de Zé Carneiro, da Fazenda isso?
É. isso. (Rosália e Paulo)
Uma escura que é rezadeira (Paulo)
Mas é ...por parte será qui lá da avó dele?
Não, o marido dela é branco. (Rosália)
O marido de Maria Preta.
Isso, é branco. (Rosália)
Conheço, não. Não conheço. É eu acho que é da parte da avó dele. Que ele e o pai dele é branco, e a avó que é preta. Que amor, morena.
Então tá, nós vamos di que ... (Rosália)
Mas pode ser que Deus me dê a saúde da minha perna, que um dia a gente se encontre ainda.
Não! ...(Rosália)
Aí já eu vou.
Nem que a gente venha buscar o Sr. um dia. (Rosália)
Não! não! Aqui pra fora, eu posso ...
... (Rosália)
Eu ainda posso dar um começo.
Na casa de Seu Antônio de Zinho, o Sr. não sabe onde que é? (Rosália)
Antônio de Zinho, aqui no Caboio.
Isso! (Rosália)
É
Então, ali que vai ser, na casa do Seu Ivo. (Rosália)
É na casa de Seu Antônio. Ó aí eu ainda posso ir lá ainda, agora atualmente eu dizer agora, da música, é difícil pra mim. Não é que eu não saiba não! Se tocar aí, eu sei como qui ...
Como que é... (Rosália)
Como é que faz. ... Mas pra dizer pra Sra. é difícil que, a dama...
A idade já tá pesando (Rosália)
É
(risos)
Graças a Deus eu tô com 100 anos, qualquer coisa que eu queira fazer quem faz sou eu, não vacilo nada, não tenho...vejo muita gente aí, que hoje não pode nem tomá um leite, ó. Tem muito velho aí que, a Sra. conhece o que é leite de vaca, né? Vai tomá um leite, o leite cai da colher porque entorna queima aí ó. Não tem graças a Deus, boa vista, se tiver uma agulha eu enfio de noite, qualquer hora da noite, não tem nada, não tô vacilando em nada ainda, amanhã num sei, né?
E esse negócio na sua perna é o que? (Rosália)
Ah! Isso aqui foi uma coisa muito feia...

Nenhum comentário: