sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

02 - APONTAMENTOS

Este trabalho teve como objetivo encontrar as reminiscências (fragmentos) da cultura da Baixada campista que até hoje estão enraizadas na âmago do povo de Campos. Foram meses de viagens, entrevistas, conversas, pesquisas em livros para compreender de que forma a cultura do povo campista foi transmitida até as nossas gerações.
A pesquisa que ora se inicia no Solar do Colégio, durante as primeiras manifestações das danças do Jongo, e da Mana-Chica, é posteriormente transmitida e retransmitida através de inúmeras gerações de homens e mulheres para todas as localidades da Baixada, de Tocos, Mineiros, Goitacazes, Donana, São Martinho, Poço Gordo, Caboio, Barra do Furado, Correntezas, São Sebastião, Saturnino Braga, Farol, Xexéu, Campo Limpo e Santo Amaro, entre outras.
Com as danças o povo da Baixada vai criando e modificando os elos com os fragmentos existentes de outrora, e essa mesma cultura avança por outras áreas, como a da culinária, dos modismos, e principalmente, do linguajar. O povo da Baixada Campista é um mestre em criar palavras e modismos diante das situações, como nos cumprimentos sociais.
Diante dessa riqueza cultural, nós pesquisadores, passamos a compreender tudo o que hoje, se nos transmite através das regras e dos ditames sociais. Frases e palavras que até hoje perduram, passaram a ser compreendidas através das inúmeras pesquisas de campo, e pesquisas em livros que retratavam o cotidiano do homem da zona rural de Campos.
O trabalho foi dividido em partes, e cada grupo se responsabilizou em colher todos os dados possíveis. Um dos grupos ficou encarregado das danças, como a Mana-Chica, o Lanceiro, a Mazurca e o irresistível Jongo. Outro grupo ficou encarregado de descobrir vestígios de palavras proferidas pelo povo nas inúmeras entrevistas e nos livros. Além de descobrir traços característicos dos muxuangos e mocorongos, que viveram na baixada.
Em linhas gerais, foi um trabalho árduo, mas gratificante, quando passamos a compreender, e dar valor ao que somos e ao que temos hoje, em termos culturais.

Nenhum comentário: