sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

3.3 - Capela de Donana

Donana é o lugarejo da Baixada Campista mais próximo da cidade de Campos, e ali também se encontra uma das capelas mais antigas, a de Nossa Senhora do Rosário”, dedicada à mesma padroeira de Campo Limpo. Quem zela pelo lugar há 61 anos é o ancião Benedito Francisco Martins, 81, que não se cansa de cuidar desse patrimônio histórico.
Segundo Benedito, a capela tem 403 anos, foi construída pela família Carneiro da Silva, que era proprietária da Fazenda Visconde. Depois de alguns anos a construção foi requerida pelo Estado e, enfim, tombada pelo Patrimônio Histórico. Há três anos toda a estrutura vem passando por reforma geral.
De acordo com uma publicação feita no Jornal “O Dia”, em 30 de setembro de 2003, relatando uma entrevista com o secretário de Planejamento José Luiz Puglia
6, a reforma deve ser concluída nos próximos quatro meses.

“Iniciada em 2001, a restauração da igreja foi retomada. A prefeitura está investindo R$ 400 mil na restauração do teto e toda arquitetura da igreja”.

Mesmo triste com a paralisação das atividades religiosas o guardião da capela “Nossa Senhora do Rosário” fica ansioso para ver tudo pronto e relembra os anos de dedicação e devoção à Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo.

“Fico triste, tem gente que chora porque a igreja está fechada. Eu fico com saudades, mas não vejo a hora de ficar tudo bonito novamente. Tenho 81 anos, se não tivesse uma padroeira dessa não viveria tanto”.
6 A municipalidade de Campos tem projetos para a restauração de outros prédios históricos, como a Igreja do Rosário, no centro da cidade; a sede da Lyra de Apolo; o Solar dos Airizes e o Solar da Baronesa.

Um comentário:

Paulo Lopes disse...

Meu caro, onde posso encontrar uma foto do Solar dos Airizes?

Agradeço a atenção.

Paulo

> Site da Vida e Obra de Bernardo Guimarães
www.geocities.com/paulopes.geo/