quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

13 - Muxuangos e Mocorongos

No desenrolar de todo esse processo histórico, aliado ao meio geográfico, e a chegada do homem branco que surge na planície, aparece também a figura dos muxuangos e mocorongos. Além do índio goitacá, habitante natural que viveu nesta planície por muito tempo e que foi combatido e exterminado pelo homem branco, houve também, dois tipos de grupos humanos que passaremos a descrever e que também foram alvo da pesquisa, pois parte dos seus costumes até hoje estão enraizados em nós. Desde o simples aperto de mão, como também os seus costumes, modos de vida, habitação, manifestações culturais e o elemento primordial de suas divergências, a origem étnica.
Mas, ao fazer um estudo aprofundado sobre cada um dos dois tipos, as autoras Marconi e Presotto, pgs. 36 e 37, explicam que:

“A relatividade cultural ensina que uma cultura deve ser compreendida e avaliada dentro dos seus próprios moldes e padrões, mesmo que estes pareçam estranhos e exóticos. Assegura ao antropólogo atitudes mais justas e humanas, o que vem, muitas vezes, contrariar os interesses da cultura dominante que, quase sempre, nas situações de contato, não leva em consideração alguns princípios humanitários”.

Partindo desse princípio, o pesquisador procurará substanciar os fatos rotineiros, separando-os para finalmente chegar as suas conclusões, vale ressaltar também que na p. 58 da mesma obra, as autoras Marconi e Presotto contam que:

“A cultura significa o modo de vida de um povo e manifesta-se nos seus atos e nos seus artefatos. Os modos de comportamento que compõem a cultura de qualquer sociedade representam generalizações de comportamento de todos ou de alguns como membros da sociedade”.
Autor de vários livros e um pesquisador incansável da história cultural dos Campos dos Goytacazes, Alberto Ribeiro Lamego, pesquisou e relatou em pormenores cada um dos traços culturais e étnicos dos muxuangos e dos mocorongos, em seu livro “A Planície do Solar e da Senzala”, e é entre as páginas 93 e 97, que fazemos um estudo pormenorizado de cada uma destas diferenças sociais.

Nenhum comentário: