sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

3.1 - Nossa Senhora do Rosário, de Campo Limpo

De acordo com os moradores da localidade de Campo Limpo, nos caminhos do Farol de São Tomé, a Capela de Nossa Senhora do Rosário é a primeira construção da Baixada Campista. As terras para sua construção foram doadas pela viúva de um dos “Sete Capitães”, Antônio Riscado. Sua arquitetura foi construída em estilo barroco pelos padres jesuítas e na parte de cima há, ainda, grandes orifícios por onde os padres atiravam com seus arcabuzes contra os índios.
No livro “O Homem e o Brejo” de Alberto Ribeiro Lamego, 2º edição, 1974, editora Lidador, p. 95, o autor resume relatos que comprovam a antigüidade do povoado.

“Com os dois currais então erguidos, nasce definitivamente a pecuária em Campos. O primeiro, a 8 de dezembro de 1633, em Campo Limpo, ao norte da Lagoa Feia. Levantam uma choupana coberta de palha para o índio Valério Corsunga, vindo com eles de São Vicente, e ao seu cuidado ficam três novilhas, uma vaca e um touro”.

Com 400 anos de história, a capela que fica à margem da RJ-216 ou, como é conhecida, Estrada do Açúcar. A igreja ainda sobrevive ao abandono, consumida pelo mofo, marimbondos e infiltrações, a comunidade pede ajuda para resgatar a história.
Terezinha Nogueira da Paixão, 64 anos, é uma das moradoras que se dedicam aos cuidados com a capela. Cansada de encaminhar para as autoridades locais pedidos de reformas, ela junto a outros moradores fazem o que pode para não deixar morrer o patrimônio que dá sentido ao lugar.

“A necessidade é de reforma geral, paliativo nós mesmos estamos fazendo. A comunidade está conservando, se nós não fizermos nada, tudo caí como já aconteceu. Conseguimos trocar o piso da capela, colocamos granito no altar e arrumamos a capela do santíssimo. Só na parte de fora que não conseguimos fazer nada”.

O Instituto Nacional de Patrimônio Artístico e Cultural fez o tombamento da parte de trás da capela e também do cemitério. No chão ainda existem os tijolos com mais de quatro séculos de existência e a imagem original de Nossa Senhora do Rosário ainda está presente, toda de madeira e banhada a ouro. Mesmo com a ação do tempo e do cupim a imagem ainda se conserva. Com medo de furtos, os moradores colocam a imagem no altar apenas em algumas ocasiões festivas.
As missas continuam a acontecer aos domingos e a capela funciona sobre responsabilidade da Paróquia de São Sebastião e o responsável é o padre Lenilson Alves dos Santos.

Nenhum comentário: